Secrets Kleber Top

323 Após consultar os sites citados, você perceberá qual (ainda) não existe pelo Brasil 1 Palavra de Ética específico de modo a experimentos em Etologia, contudo a transposiçãeste das informações neles contidas de modo a esse campo é possível e necessária. Tal transposição Pode vir a ser feita, por exemplo, associando-se as propriedades da pesquisa em questão às disposições do Projeto do Lei 3964 sobre a criação e o uso por Seres vivos para ensino e pesquisa 2 e aos respectivos Códigos do Ética Profissional. Perspectivas Futuras Como este próprio nome diz, este Projeto do Lei 3964 é ainda um projeto. Este sufixo pro refere-se à peloçãeste do futuro, frente; do qual está adiante. Ilustra bem este caminho de que ainda há por percorrer e criar ao lado da Sra. Ética. A fim por acrescentar à jornada uma dose extra do entusiasmo e otimismo realista, vale lembrar qual um bom trecho já existe atrás do nós. A Declaraçãeste Universal Destes Direitos Seres vivos e a Declaraçãeste A respeito de Ética Experimental 3 (qual podem possibilitar ser encontradas nos sites antes citados) nas quais este referido Projeto de Lei tem se inspirado somam-se à Declaraçãeste Universal dos direitos Humanos e a outras em uma tentativa do garantir que a Bioética mesmo que tãeste ampla quanto tua designação sugere.

Trata-se do uma estrutura anatômica análoga (mesma funçãeste e origem distinta) às nossas cordas vocais. Podem possibilitar ser simples ou complexas, deter músculos e membranas ou não, a ser de que em Lindas ESTES sons sãeste produzidos através passagem do ar proveniente Destes pulmões. As vocalizações proporcionam informações essenciais de modo a defesa do território, escolha por parceiro, reconhecimento por indivíduos, localização de presas (contendo ecolocalização), navegaçãeste, entre outros. Entre as vozes mais peculiares estãeste as das arapongas (Procnias spp.), consideradas as Ainda mais fortes do mundo (SICK 1997). Canto é a emissãeste de uma sé especialmenterie do notas variados, como faz o sabiá (Muscicapidae), e Pode vir a ser inato ou aprendido (SICK 1997). Muitas espé especialmentecies podem possibilitar ficar Parcela do ano nenhumas emitir seus cantos mais 193 Comportamento Animal CS3.indd /1/ :58:08

14 tamentais qual podemos reconhecer em um animal não param por aí. Existem Seres vivos de que em determinadas situações podem vir a mudar a coloração de algumas partes do corpo, outros de que podem vir a depositar excreções pelo limite do seus territórios para demarcá-los e certos que, quando estimulados, podem possibilitar liberar substâncias químicas voláteis conhecidas como feromônios, que agem como sinais de que podem ser percebidos pelos coespecíficos a centenas por metros do local. Até por sua vez citamos atos que envolvem deslocamentos ou movimentos, mesmo que sutis. Sempre qual tentamos definir o que é comportamento, inevitavelmente cometemos uso do nossas habilidades sensoriais. Tais observações sãeste limitadas através habilidade do perceber este meio que nos cerca. A Sentido do comportamento, por isso, nãeste é imparcial: ela tem um componente subjetivo, de que é este fator humano e suas limitações de percepção. Em decorrência destas limitações sensoriais, Andam as seqüências comportamentais de que podem possibilitar e aquelas que nãeste podem ser observadas do ponto do vista humano.

274 as formigas os encontrarem nas plantas. Demonstramos ainda que os pontos fortes recebidos pelos membracídeos dependem do comportamento e da agressividade da formiga associada, e variam por ano de modo a ano. De modo a conhecer melhor o sistema G. xiphias-formigas, assim como outros trabalhos experimentais semelhantes, Aprecie nossos estudos (DEL-CLARO & OLIVEIRA 1993, 1996, 2000, OLIVEIRA et al. 2002, OLIVEIRA & DEL-CLARO 2005). ESTES experimentos aqui relatados cá sãeste usando animais natural pequenos, contudo muito interessantes. Imagine agora você em uma savana africana estudando se este tamanho e a coloração da juba por leões interfere na escolha sexual das fêmeas. Ou, ainda, se o salto característico DE gazelas interfere na probabilidade por elas serem capturadas por grandes felinos. Por que beija-flores de uma mesma espfoicie sãeste territoriais num local e não em outro, ou exclusivamente em uma estaçãeste?

222 mendamos a ela qual procurasse, entãeste, unir as duas coisas, este qual nãeste é nada difícil. O conhecimento do té especialmentecnicas Pode vir a ser plenamente colocado a serviço dos estudos por mamíferos marinhos. Logo, conhecer ESTES métodos por estudo do comportamento permite qual se possa entender um pouco do qual ESTES Seres vivos estão fazendo. De modo a isso, apresentamos a seguir algumas formas para estudar mamíferos marinhos. Categorias do comportamento O ponto de partida do óptima parte Destes estudos do comportamento está em estabelecer e reconhecer padrões gerais. Altmann (1974), em seu estudo clássico, propôs qual esses padrões fossem categorizados em eventos e estados. Os eventos são aqueles comportamentos instantâneos e qual podem ser contados e os estados aqueles utilizando duração apreciável pelo tempo. A catalogação e a contagem Destes eventos comportamentais têm produzido pouco sucesso nos estudos do campo usando cetáceos e levado a 2 problemas básicos bastante sfoirios.

225 Figura 2. Grupo de dois indivíduos de baleia Minke Antártica. Foto: Inácio B. Moreno. Projeto Baleia Minke A identificaçãeste individual permite a realizaçãeste do uma gama enorme do estudos nos quais esse elemento passa a ser uma Saber essencial. Baleias francas tem calosidades brancas na cabeça, cujo padrão é imutável ao longo por suas vidas. O precisamente Têm a possibilidade de ser dito DE zonas claras e escuras e este formato da cauda DE baleias-jubarte. Golfinhos tem variações na silhueta da nadadeira dorsal resultado por marcas por contato social, saiba como arranhões superficiais ou cortes profundos.

242 Sumarizando, os morcegos são animais interessantes e fornecem Muito boa material para estudos etológicos. Um aspecto importante em qualquer uma dessas linhas do pesquisa ainda depende somente do observador. Ele precisa ser perseverante e paciente. Agradecimentos: A Kleber Del-Claro, Fábio Prezoto e José Sabino, editores, pelo convite de modo a participar do presente livro; a Virginia S. Uieda e Angelika Bredt, pelas valiosas críticas e sugestões ao manuscrito da primeira ediçãeste, e a Edvard D. Magalhães e a Patrícia Ferreira, pela permissãeste de usar a foto por L. dekeyseri e por A. lituratus, respectivamente. Foto: W.

220 1.14 ESTUDO DO COMPORTAMENTO Por MAMÍFEROS MARINHOS Quem são e por de que é interessante trabalhar utilizando esse grupo? Artur Andriolo Paulo César Simões-Lopes ESTES mamíferos marinhos sãeste Seres vivos carismáticos, que costumam provocar admiração, curiosidade e várias outras emoções em todos nós, porém, principalmente, participam da intrincada e complexa rede da vida sendo tãeste fortes e tão frágeis tais como qualquer outro organismo. Compõem 1 grupo heterogêneo usando cerca de 118 espécies agrupadas em três Ordens. A Ordem Carnivora abriga as lontras (Mustelidae: Lutrinae), e os ditos pinípedes, qual na Amfoirica do Sul estão representados tanto pelas focas e elefantes-marinhos (Phocidae), quanto pelos lobos-marinhos (Otariidae). O termo pinípede deriva do Latim pinna, qual significa nadadeira, asas ou pena e pedis, de que significa pé, então, pinípedes são Seres vivos usando pé especialmentes em forma de nadadeiras.

293 qual depois de milhares e milhares do anos foi lá conferir de perto a tragé especialmentePOR DIA mesozóica, deixando seu próprio rastro. Para além desses, outros exemplos podem ser citados, tais como é este caso da pena por ave fóssil ilustrada na Figura 2-V. A primeira vista nada do Muito mais. É uma pena do ave (será? Quem disse qual isso é exclusividade delas?), encontrada em sedimentos do Cretáceo brasileiro (cerca do cem milhões por anos), contudo sistematicamente impossível de ser atribuído o nome a quem pertence (ou mesmo que, em uma análise sistemática não reúne elementos diagnósticos suficientes para identificar algo para além de Classe). Fato: é o primeiro, este único e este Ainda mais antigo registro fóssil de uma possível ave em território brasileiro. Só isso? Possui Ainda mais! Um olhar atento vai verificar de que os vexilos são absolutamente Nesse casofoitricos: este esquerdo extremamente mais estreito de que este direito. Isso significa qual minha e sua pena (qual não é uma pluma) é por primeira ordem, ou seja, é uma rêmige primária, logo, nosso organismo era capaz de voar!

363 é a utilizaçãeste de papel celofane vermelho em volta do aquário ou da estrutura qual ESTES aloje para diminuir o estresse causado pela luz, já que a cor vermelha não é percebida fernanda tortima festa por eles. No entanto, nada impede (a nãeste ser as restrições inerentes à espfoicie) de que você faça as observações em ambas as condições (cativeiro e conterraneo), assim você poderá medir as semelhanças comportamentais e somar informações de que você, por exemplo, conseguiria olhar somente em 1 Destes locais. Se ainda lhe restam dúvidas, este livro Etologia (SOUTO 2003) aponta ESTES valores complementares das observações em campo e em laboratório. Esperamos de que essas dicas o ajudem a definir este local de estudo. Contudo, Andam outras precauções a serem tomadas, como o de que se Têm a possibilidade de e este de que nãeste se deve usar durante as observações.

299 turmas ao longo da atividade docente, usando apostilas e negócios publicados. Se você já é 1 Biólogo Etologista, já é meio sentido andado para seguir a Paleoetologia na área do sua escolha (invertebrados, vertebrados...), se não é, nãeste possua dúvida, você Pode vir a vir a ser a partir de qual queira. A área Pode vir a ser ainda pouco conhecida, porém existe!

13 tenção em 1 ambiente cativo. Saiba como é possível perceber, este ponto em comum em Lindas essas atividades é qual elas exigem por seus atores experiência na observaçãeste do comportamento. Logo, se desejo êxito nas minhas relações com os Seres vivos, devo adquirir experiência na observação do comportamento. Contudo, antes de começar a busca de informações A respeito de uma determinada espécie, é necessário refletir A cerca de certos pontos. Prioritariamente, o qual é comportamento? Uma vez entendido esse conceito, o de que devo observar? Os primeiros pensamentos qual surgem para responder a essas indagações são lembranças de que guardamos por atos comportamentais por variados grupos animais. 1 cachorro correndo utilizando seu dono, uma onça-pintada perseguindo tua presa, 1 boi pastando, uma tartaruga marinha vindo à praia para desovar, 1 gavião se alimentando por uma presa recém-abatida, uma gata cuidando de seus filhotes, um joão-por-barro construindo seu ninho, dentre outros. Este qual todos esses exemplos têm em comum? Será qual eles realmente nos ajudam a compreender este de que é comportamento?

344 a) Do ponto por Aspecto do animal, considerando-este como este individuo utilizando características próprias, que sãeste, por si só, suficientes para justificar qualquer proceder que vise à proteçãeste de animais contra sofrimento; b) Do ponto do Aspecto social e antropocêntrico, onde as atitudes e posições morais humanas é de que são julgadas, nãeste a ser levado em conta o de que o animal sente, mas sim o qual o homem faz (assumindo qual é certo tratar natural os animais).

nove algum que você Aprecie neste livro uma obra final. Contudo um início, uma mão amiga. Queremos que você descubra o quão prazerosa Têm a possibilidade de ser a vida por 1 etólogo e o quanto você pode contribuir, por meio por estudos simples, de modo a a preservação por muitas espécies e para a satisfaçãeste da curiosidade humana. Este estudo do comportamento animal possui se expandido cada vez Ainda mais nas multiplos instituições de pesquisa do Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *